A EQUIPA TATÔ
O Programa Tatô é o resultado do trabalho e dedicação de mais de 80 pessoas, entre membros das comunidades locais, jovens recém licenciados, técnicos nacionais e internacionais.
Conheça em baixo a nossa equipa de coordenação!
Conheça a nossa equipa de Coordenação.
Antunes Pina
Técnico
Biólogo formado pela Universidade de São Tomé e Príncipe nasceu em São Tomé. Fez o seu primeiro estágio com o Programa Tatô em 2018, acompanhando todas as atividades desenvolvidas pelo programa de conservação. Rapidamente destacou-se pelo seu profissionalismo, criatividade e capacidade de comunicação, integrando a equipa técnica do Programa Tatô em 2019. Atualmente é Animador de Educação Ambiental e Sensibilização, responsável pelo desenvolvimento das ações de sensibilização e de educação ambiental nas escolas e nas comunidades costeiras da Ilha de São Tomé.
Venceslau Soares
Técnico
Formado em Biologia pela Universidade de São Tomé e Príncipe. Participou no estágio de 6 meses da Associação Programa Tatô em 2020 e assim cresceu uma vontade de aprofundar cada vez mais os seus conhecimentos e contribuir para o trabalho desensolvido pelo Programa Tatô. Desde então tem integrado a equipa de terreno como técnico. É responsável pelo acompanhamento e supervisão das equipas de agentes locais, supervião e coleta de dados e responsável pelo seguimento de turismo nas atividades de observação de tartarugas marinhas, mais concretamente na praia Jalé.
Wilson Das Neves
Responsável Administrativo e Financeiro
Formado em Contabilidade e Administração, adquiriu experiência na preparação e análise de registos financeiros e na prestação de serviços como assistente financeiro e logística numa empresa de contabilidade líder nacional. Envolveu-se em vários projetos de redução de pobreza e inclusão social com a ONG Humanity First, quando em 2019 decidiu participar num estágio de 6 meses com o Programa Tatô. Durante o estágio, percebeu que a conservação da biodiversidade poderia ser um grande aliado na luta contra a pobreza, tornando-se um membro da equipa, como responsável de contabilidade e logística do Programa Tatô em São Tomé.
Martinho Bobô
Assistente de Supervisão de Monitorização de Praia
Conhecido por Amílcar, pescador e residente na comunidade de Messias Alves, há 15 anos que tem sido um dos pontos focais do Programa Tatô na sua comunidade. A sua dedicação e experiência na monitorização das tartarugas marinhas e de mediação de conflitos foi crucial para acabar por completo a matança de tartarugas marinhas na sua comunidade. Hoje em dia, é responsável pela supervisão das equipas de monitorização de Santana e Água Izé e cofundador da Associação Programa Tatô.
Martinho Rosa
Assistente de Supervisão de Monitorização de Praia
Conhecido por Jorgino, pescador e residente na comunidade de Micoló tem sido um dos pontos focais do Programa Tatô na sua comunidade há mais de 15 anos. A sua larga experiência técnica e espírito conservacionista tem sido crucial para a diminuição da captura e comercialização de tartarugas marinhas na nossa comunidade, bem como a consciencialização por parte da população. Hoje em dia, é um dos responsáveis pela supervisão das equipas de agentes locais de monitorização das praias e cofundador do Associação Programa Tatô.
Elísio Neto
Conselheiro Técnico
Biólogo marinho com larga experiência na gestão de recursos pesqueiros e associativismo das comunidades piscatórias de São Tomé e Príncipe. É um dos membros fundadores e secretário executivo da MARAPA. Nos últimos 20 anos tem estado envolvido na implementação de projetos de gestão das pescas no país. Paralelamente, possui bastante experiência no campo da biologia e conservação das tartarugas marinhas, uma vez que foi supervisor da equipa técnica do Programa Tatô de 2003 a 2013. É membro cofundador do Programa Tatô, Presidente do Conselho Fiscal e Conselheiro Técnico.
Frédéric Airaud
Conselheiro Técnico
Agro-economista especialista em ambiente e pesca com mais de 15 anos de experiência profissional em gestão de projetos de conservação da natureza e gestão sustentável de recursos naturais em África. Com uma experiência profissional bastante alargada, desde a gestão de áreas marinhas protegidas, gestão participativa das pescas, adaptação às mudanças climáticas, gestão integrada da zona costeira, educação ambiental e avaliação de impactos ambientais, além de cofundador da Associação Programa Tatô, tem prestado um apoio fundamental ao crescimento da Associação enquanto Conselheiro Técnico.
Victor Jiménez Guri
Responsável Criativo
Designer gráfico e artista plástico nascido em Barcelona. Em 2012 decidiu participar num programa de voluntariado de conservação de tartarugas marinhas em Cabo Verde. Aqui, os seus projetos e experiência profissional, cruzaram-se com especialistas da conservação marinha. Desde o 2013 que está baseado em São Tomé, e desenvolve trabalhos ligados à conservação das tartarugas marinhas e desenvolvimento comunitário. Atualmente é cofundador e Responsável Criativo da Associação Programa Tatô.
Hipólito Lima
Supervisor de Monitorização de Praia
Mais conhecido pelo Pai das Tartarugas Marinhas de São Tomé e Príncipe, está envolvido em programas de conservação de tartarugas marinhas há mais de 20 anos e é um dos fundador da Associação Programa Tatô. Hoje em dia é responsável pela supervisão dos agentes locais de monitorização das principais praias de desova de tartarugas marinhas na Ilha de São Tomé, no âmbito do Programa Tatô.
Betânia Ferreira
Diretora
Bióloga Marinha, há cerca de 20 anos que está empenhada na conservação das tartarugas marinhas e que vem desenvolvendo e coordenando projetos de pesquisa e conservação em diversos lugares no mundo, como Omã, Brasil, Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau. Desde 2014 que colabora com o Programa Tatô em São Tomé e Príncipe e atualmente é cofundadora, Presidente da Direção e Diretora da Associação Programa Tatô.
Sara Vieira
Vice-presidente / Coordenadora técnica
Bióloga Marinha, tem mais de 10 anos de experiência na conservação das tartarugas marinhas, como técnica, pesquisadora e educadora ambiental, em projetos de base comunitária em África e na América Central. Desde 2014 que coordena o projeto de conservação de tartarugas marinhas em São Tomé e atualmente é cofundadora, vice-presidente da Direção e Coordenadora Científica da Associação Programa Tatô.
Jorge Carvalho
Conselheiro Técnico
Engenheiro de Pescas e um dos fundadores da MARAPA e da Associação Programa Tatô. Nos últimos 20 anos ele tem estado envolvido na implementação de vários projetos de gestão e pesquisa de recursos pesqueiros em São Tomé e Príncipe. Graças à sua vasta experiência na conservação e pesquisa de tartarugas marinhas, foi o ponto focal nacional do Programa Regional de Conservação de Tartarugas Marinhas (PROTOMAC) e coordenou o Programa Tatô de 2003 a 2010. Hoje, é o Diretor Executivo da MARAPA, Presidente da Assembleia Geral e Conselheiro Técnico do Programa Tatô.